sábado, 11 de junho de 2016

~~*~~ Mikao Usui e o Reiki ~~*~~

Mikao Usui

 Segundo a lápide comemorativa construída no templo deSahouji, Tókio.

· Nasceu em 15 de Agosto de 1865 (o ano 1 de KEIO) na Vila de Taniai, Yago Gun, Prefeitura de Gifu. Quando adulto, viajou ao Ocidente e á China. Foi um profundo conhecedor de história, medicina, religião, psicologia e el arte dos conjuros( Magia )....
· Em Março de 1922 (o ano 11 de Taisho), enquanto jejuava no  Monte Kurama para buscar o SATORI, foi golpeado fortemente na cabeça pelo Reiki do Grande Cosmos e conseguiu o SATORI "O UNIVERSO SOU EU" "EU SOU O UNIVERSO". Ao mesmo tempo, conseguiu um dom especial para curar utilizando Reiki = energia universal e o chamou Reiki Ryoho.
· Pensou em  passar este dom a muitas pessoas  e em Abril de 1922 (ano 11 de Taisho) fundou Usui Reiki Ryoho Gakkai emAoyamaTokio. Uma vez que oferecia os tratamentos, ensinava publicamente seu método.
            ·  No Grande Terremoto na área de Kanto de 1923 (ano 12 de Taisho), salvou  muita gente. Em Fevereiro de 1923 (ano 14 de Taisho) se mudou para a ampliação da associação Gakkai a Nakano.
· Sua fama cresceu e foi convidado a visitar outras partes do Japão. Depois de KURE, HIROSHIMA e SAGA, faleceu repentinamente em una hospedaria de FUKUYAMA. Em 9 de Março de 1926 (ano 15 de Taisho), a los 62 anos.
· Dizem que o número de pessoas que havían sido salvas por Usui Sensei e seus discípulos eram entre milhares e milhões e o número de seus discípulos eram mais de 2.000.

Em quanto  a biografia de Usui Sensei e a historia de Reiki Ryoho, existem  entretanto muitos pontos que não são nada claros. As razões são:
1. Antes de começar no Reiki Ryoho, o nome do Usui Sensei não era conhecido na sociedade.
1.      Desde que começou Reiki Ryoho, só teve 4 anos para difundir Reiki.
2.      Logo Reiki Ryoho foi levado aos EE.UU. e se estendeu em todo o mundo como REIKI; tem surgido historias erróneas como que "Usui Sensei era un sacerdote cristão", "depois da morte de Usui Sensei, Hayashi Sensei herdou a tradição de Reiki Ryoho e Takata sucedeu a Hayashí". Tudo isto foi útil para sua difusão, agora que se estão esclarecendo alguns pontos, é necesario ir ratificando cada vez).

O que é Reiki?


Reiki é a arte de acessar a Energia Vital Cósmica e canalizá-la para si mesmo ou para outras pessoas através da impostação das mãos. Reiki pode ser aplicado a pessoas, animais, plantas, à água, aos alimentos e objetos em geral. Também pode ser enviado ao Planeta e às muitas situações que necessitam de cura.
Reiki é energia com qualidades de Sabedoria e Amor, uma poderosa força de transformação em todos os níveis pessoais, tanto físico, emocional, mental como espiritual.Uma vez que o Reiki tem Sabedoria própria, nunca fará mal a quem quer que seja pois o praticante não interfere no resultado da aplicação. Esta energia atua por si, de acordo com as necessidades e a receptividade do ser que a recebe. Reiki beneficia desde o ser recém-nascido até o doente em estado terminal, pois é um poderoso auxílio também nesses díficeis momentos de transição.

O Reiki é totalmente isento de contaminações !

O Reiki é totalmente isento de contaminações do canalizador porque limpa e purifica o canal do praticante enquanto este aplica a Energia a si mesmo ou a outras pessoas. Assim, o praticante se beneficia do Reiki enquanto lhe serve de canal, não correndo riscos de assumir sintomas alheios nem de se desgastar energeticamente.Indicado para todos os males físicos, emocionais ou psicológicos, essa energia reequilibra e harmoniza a pessoa em todos os seus níveis.A nível físico, desintoxica o corpo, alivia dores, cansaço, stress, estanca sangramentos, acelera a cicatrização e a regeneração de tecidos queimados ou danificados por cirurgia e acelera o processo de cura das doenças. Libera tensões e energias bloqueadas a nível emocional e transmuta padrões de pensamentos negativos e memórias condicionantes a nível mental/espiritual.Com o tempo, Reiki provoca uma mudança de atitudes, hábitos e escolhas. Uma vez que as doenças físicas têm, em sua maioria, origem nos padrões mentais/emocionais em desarmonia, o reequilíbrio desses campos energéticos têm como conseqüência a melhora da saúde física e da qualidade de vida. Reiki é um poderoso aliado de qualquer forma de terapia pois eleva a imunidade do paciente e melhora a sua resposta aos tratamentos médicos, homeopáticos, fisioterápicos ou psicoterapêuticos que estiver recebendo sem interferir com os mesmos nem esconder sintomas. Por isso também é considerada uma terapia complementar.
Além disso, ao receber Reiki a pessoa tem uma forte sensação de amorosidade. O Reiki é uma reconexão com sua verdadeira identidade e sabedoria interna, sua fonte de vitalidade propiciando-lhe auto-conhecimento, auto-cura e expansão de consciência. Mudanças após o Reiki!
Respeitando todas as manifestações religiosas e doutrinárias, Reiki se soma ao que a pessoa já é, não contrariando qualquer princípio doutrinário ou religioso.
A pessoa que desenvolve o hábito de receber Reiki diariamente percebe em si uma constante mudança para melhor em todos os níveis da existência. Por isso Reiki é recomendado a quem deseja se conhecer para melhor progredir, superar limitações e fraquezas, desenvolver suas aptidões e evoluir com rapidez.

Os cinco princípios do Reiki

Shoufuku no hihoo
O método secreto para a felicidade
Manbyo no ley-yaku
A medicina espiritual para todos os males (do corpo e da mente)
Kyo dake wa
Somente hoje
Okoru-na
Não se zangue
Shinpai suna
Não se preocupe
Kansha shite
Seja grato
Goo hage me
Trabalhe arduamente
Mudanças após o Reiki!
Respeitando todas as manifestações religiosas e doutrinárias, Reiki se soma ao que a pessoa já é, não contrariando qualquer princípio doutrinário ou religioso.
A pessoa que desenvolve o hábito de receber Reiki diariamente percebe em si uma constante mudança para melhor em todos os níveis da existência. Por isso Reiki é recomendado a quem deseja se conhecer para melhor progredir, superar limitações e fraquezas, desenvolver suas aptidões e evoluir com rapidez.
Os cinco princípios do Reiki
Shoufuku no hihoo
O método secreto para a felicidade
Manbyo no ley-yaku
A medicina espiritual para todos os males (do corpo e da mente)

Qualquer pessoa pode fazer e receber Reiki?

Claro, homem ou mulher, novo ou velho, ignorante ou culto, qualquer pessoa dotada de senso comum pode receber o poder em pouco tempo e pode curar-se a si próprio e aos outros.
Todos são capazes de curar doenças apenas com a imposição das mãos. Poder-se-ia pensar ser impossível possuir o poder de cura em pouco tempo mas tal é realizável. É uma característica do método: curar doenças difíceis com facilidade

O Reiki é religião?


Não. O Reiki é uma técnica milenar de harmonização, reabastecimento e reequilíbrio da energia do nosso corpo através da imposição das mãos. E todas as pessoas (homens e mulheres) de quaisquer religiões, seitas, filosofias e ideologias podem receber Reiki.
 O Reiki é massagem?
Não. Durante uma sessão de Reiki, as mãos são colocadas, suavemente, sobre o corpo da pessoa, que permanece inteiramente vestida – mas não é massagem.

Crianças, idosos e mulheres grávidas podem receber aplicação de Reiki?

Sim. Inclusive é muito bom para acalmar crianças, para aliviar dores e aumentar a vitalidade dos idosos, e para dar segurança e tranquilidade às grávidas.

Se começar a receber Reiki, pode deixar de lado o tratamento recomendado pelo médico?

Não. O Reiki é um complemento ao seu tratamento. É importante ir ao médico, manter todos os tratamentos e continuar tomando os medicamentos.
Pode receber Reiki após uma cirurgia? Sim. A energia Reiki é muito benéfica e ajuda na cicatrização e recuperação mais rápida de uma cirurgia.

Pessoas com doenças crônicas e graves como câncer, mal de Alzheimer, etc., podem receber Reiki?

Sim. O Reiki promove alívio de dores e um grande conforto, oferecendo uma vida mais digna àqueles que estejam passando por tais dificuldades.
O que tem que pensar ao deitar-se na maca?
Nada. Simplesmente, mergulhe no som da música e relaxe.

O Reiki ajuda nos estudos?

Sim. É uma ótima ferramenta para auxiliar no aumento da concentração e memorização, além de aliviar a ansiedade – principalmente antes das provas.
Quantas vezes são necessárias para obter melhoras?
Depende de cada caso. Mas após a primeira aplicação já é possível perceber uma melhoria no semblante da pessoa, que vai para casa mais leve e tranquila. 

Como é feita a Inciação ?

O Reiki não é ensinado do mesmo modo que as outras técnicas de cura são ensinadas. Ele é passado para o estudante pelo Mestre de Reiki durante o processo de iniciação. Esse processo abre os chakras da coroa, coração e palmas das mãos, e cria uma ligação especial entre o aluno e a fonte de Reiki.

A iniciação Reiki é uma experiência espiritual poderosa. As energias da iniciação são canalizadas para dentro do estudante através do Mestre de Reiki. O processo é dirigido pelo Rei ou pela consciência de Deus e faz ajustes durante o processo, dependendo das necessidades de cada aluno. A iniciação também é acompanhada pelos guias Reiki e outros seres espirituais que ajudam a executar o processo. Muitas pessoas relatam ter experiências místicas que envolvem encontros com os Mestres ascensionados, mensagens pessoais, curas, visões e experiências de vidas passadas.

Durante o ritual, o Mestre de Reiki utiliza uma antiga técnica que liga o indivíduo a níveis mais elevados de consciência e à fonte ilimitada da energia curativa. Ocorre uma ativação nos Chakras superiores, fazendo com que nossa vibração e freqüência aumentem e transformem-se passando à níveis mais elevados: um verdadeiro salto quântico. 

A iniciação cria um canal para a energia cósmica !


Esse processo, além de ampliar nossa consciência, gera uma transformação proveniente da elevação de nosso centro de equilíbrio energético, do Chakra do Plexo Solar para o Chakra Cardíaco. Ficamos mais amorosos, humildes e tolerantes.
A iniciação também pode aumentar a sensibilidade psíquica. Os alunos freqüentemente relatam experiências envolvendo a abertura do terceiro olho, percepção intuitiva aumentada e outras habilidades psíquicas, após receber uma iniciação de Reiki.
Uma vez realizada a iniciação, os canais permanecerão abertos pelo resto de sua existência, mesmo que por um longo período não sejam acessados. Os canais podem se tornar mais fortes com a prática ou enfraquecerem por falta de uso, entretanto, poderão ser reativados pela simples volta à prática do Reiki.
A iniciação Reiki dá início a um processo de limpeza que afeta não somente o corpo físico, mas também a mente e as emoções. As toxinas que foram armazenadas no seu organismo são liberadas junto com os sentimentos e pensamentos viciosos que não lhes são mais úteis. Por este motivo, recomenda-se um processo de purificação antes da iniciação, para aperfeiçoar os benefícios que a pessoa recebe. Leia mais adiante as instruções específicas quanto a preparação para uma iniciação.
A iniciação cria um canal para a energia cósmica fluir. Ela abre o chakras Coronário, Cardíaco e das palmas das mãos, para usá-los na canalização do Reiki. 

*

As quatro etapas que são feitas no Nível I aumentam a taxa vibratória dos quatro Chakras da porção superior do corpo humano.

*
A primeira iniciação harmoniza o coração e glândula timo, ao mesmo tempo em que sintoniza o Chakra do Coração ao corpo etérico.
*
A segunda harmonização afeta a glândula tireóide e, no campo etérico, ajuda a abrir o Chakra da garganta que é nosso centro de comunicação.
*
A terceira iniciação afeta o chamado terceiro olho que corresponde à glândula pituitária, nosso centro de alta intuição e consciência, e o hipotálamo, que funciona no controle da temperatura do corpo.
*
A quarta harmonização aumenta a abertura do Chakra Coronário, nossa ligação com a consciência espiritual que corresponde à glândula pineal. Essa iniciação final completa o processo, deixando o canal aberto de tal modo que se mantém aberto pelo resto da vida. 

O momento da iniciação é único e sagrado

Embora a abertura do canal de Reiki aconteça entre o Chakra do coração e o coronário, os Chakras inferiores são igualmente importantes e entram em ajuste correspondente na taxa vibratória. Para que seu corpo se torne mais sensível e perceba melhor o processo iniciático, o ideal é que não seja sobrecarregado com substâncias que diminuem a percepção como, carne vermelha, álcool e drogas. Dessa forma você poderá vivenciar conscientemente e perceber as mudanças com mais intensidade, tocando-o mais profundamente. Entretanto, mesmo que você tenha se alimentado com alimentos mais pesados e consumido bebidas alcoólicas nas horas que antecederam o Seminário, a iniciação certamente também ocorrerá, logicamente com menor percepção.
O momento da iniciação é único e sagrado e portanto, não pode ser interrompido. Campainha, pager e telefones deverão ficar desligados.
A iniciação de uma única pessoa não demora mais do que 5 minutos. Entretanto, a sala fica energizada por um bom tempo depois dela. A temperatura da sala sofre um aumento considerável durante o processo.
Os iniciandos deverão permanecer durante todo o processo com os olhos fechados. Dessa forma poderão participar conscientemente e perceber intimamente o que ocorre nesse processo único, fato que se tornaria mais difícil se ficassem questionando o porquê de cada gesto do Mestre. O interesse de permanecer com os olhos fechados é do próprio aluno, que deverá estar sentado numa cadeira com o espaldar reto e com os pés descalços, no chão.
As mãos deverão permanecer unidas sobre o peito, em posição de oração (Gassho), pois as mesmas também serão tocadas e "trabalhadas" pelo Mestre. 

As iniciações afetam cada pessoa

As iniciações afetam cada pessoa de forma única e diferente, dependendo de seu momento e padrão vibratório. Ninguém que tenha passado por uma iniciação consegue dar uma descrição precisa sobre as sensações. A iniciação, a exemplo do amor, tem que ser vivenciada, não pode ser descrita racionalmente.

Durante o processo de iniciação, a pessoa que está sendo ativada poderá experimentar uma série de sensações, tais como: sentir muita paz e harmonia, um calor agradável, um profundo relaxamento, calor nas mãos, tristeza profunda, choro ou amor. Durante a iniciação o Mestre sente sua aura iluminar-se, mas o processo, quando executado em muitas pessoas em um mesmo dia é muito cansativo. Exige controle da respiração e a capacidade de manter o ponto (Hui Yin) contraído por todo o período. 

INICIAÇÃO DO NÍVEL 1 - Físico - O Despertar

Shoden

No Nível 1, o reikiano passa por um processo de limpeza que dura vinte e um dias. Neste período, algumas reikianos podem sentir reações físicas ou emocionais. Os sintomas, no entanto, são temporários – cessam após os vinte e um dias. É aconselhável que, ao se formar no Nível 1, sempre aplicar em si mesmo. Este nível permite que a reikiano energize plantas, animais, remédios, cristais e objetos em geral.

Nesse nível, a transmissão da energia Reiki acontece pelo contato direto, através das mãos do terapeuta sobre o cliente. Os iniciados nesse nível captam a energia cósmica através dos chakras entrando pelo 7 chakra passando pelo 6, 5 e encontrando o ponto de equilibro no 4 chakra (coração – amor) saindo das mãos apenas ao colocá-las sobre aqueles que devem recebê-la.

Na Iniciação Sagrada você receberá um Yantra (símbolo sagrado) e um Mantra (som ou palavra sagrada) e aprenderá como utilizá-los na transmissão do Reiki. Nesse nível, o tratamento completo leva uma hora. 

INICIAÇÃO DO NÍVEL 2 - Mental - A Transformação


Okuden

Ele proporciona ao Reikiano um salto no nível vibratório, no mínimo, duas vezes maior do que experimentado no nível 1.

Você receberá três Mantras Sagrados, (sons ou palavras sagradas) e três Yantras Sagrados ( símbolos sagrados) que ampliarão sua capacidade de ação, pois estes símbolos lhe permitirão romper a cadeia Espaço-Tempo e atingir os processos mentais (inconsciente, Karma, etc...), momento em que a energia fluirá imediatamente em níveis mais elevados.

Nesse nível o tratamento reduz para quarenta e cinco minutos pela utilização dos símbolos e quinze minutos á distância. 

INICIAÇÃO DO NÍVEL 3 - Consciência - A Realização

Shinpiden

Despertando seu Mestre Interior

Essa harmonização amplifica o nível vibratório novamente e ativa o símbolo do mestre, que potencializa os demais símbolos.

Nesse nível é entregue mais um Yantra (Símbolo Sagrado), que dá ao reikiano a possibilidade de se comunicar com o Universo, com seu deus interior, assim sendo, você poderá trabalhar grande número de pessoas, tais como multidões, cidades, estados, países e o planeta.

De novo, a reikiano passa pelo processo de vinte e um dias, e um ano. Reconhecendo que tudo que acontece na sua vida é de sua responsabilidade nunca mais culpando lá fora, dessa maneira modificando seu interior, como tudo é reflexo da sua mente, o reikiano estará modificando e se harmonizando com o mundo material. Neste nível você receberá também o Alinhamento de Cura. Este nível também é conhecido como "Mestre de Si mesmo".

Fonte: http://reikiumajorna.blogspot.pt/p/blog-page.html

Sem comentários:

Enviar um comentário